Se esgota o prazo para Leite e todos que pretendam concorrer

Se esgota o prazo para Leite e todos que pretendam concorrer

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Eduardo Leite (foto) gostaria de candidatar-se a presidente da República. Tentou em 2022, mas não se viabilizou. Os fatos e movimentos de hoje também não são exatamente favoráveis. No seu próprio novo partido, o PSD, há mais dois pretendentes, um recém-chegado, Ronaldo Caiado, de Goiás, outro Ratinho Júnior, do Paraná. Ambos, como ele, governadores em fim do segundo mandato.

​  + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Pelo menos o filho do apresentador Ratinho está na frente, nas preferências internas e deve mesmo concorrer ao Planalto. Se isso de fato se confirmar, Leite terá uma decisão a tomar. São três possibilidades. Mantém-se no cargo de governador até o final do ano e abdica momentaneamente de cargo eletivo após o término do mandato. Renuncia e concorre ao Senado, para uma das duas vagas disponíveis. E renuncia esperando uma hipotética candidatura presidencial, não concorre ao Senado e apenas coordena a campanha de seu preferido ao Piratini, o emedebista Gabriel Souza.

Eis aí a principal dúvida ainda existente, exceto se considerar-se que o PP mude de ideia e abrace de fato a candidatura própria ao Piratini ou apoie o atual vice-governador ou ainda siga como se está hoje encaminhando: dando sustentação política e capilaridade estadual às pretensões de Luciano Zucco, do PL e raiz do bolsonarismo.

O prazo para as definições começam a se esgotar. Seja por causa das demandas políticas ou por imposição mesmo do calendário. Há prazos a serem cumpridos por quem hoje exerce função executiva e precisa afastar-se dos cargos. É o caso, por exemplo, pela banda canhota, de Edegar Pretto, que precisa (e vai sair loguinho) deixar a presidência da Conab. O petista enfrenta a suposta questão do apoio a Juliana Brizola, do PDT. E eis outra das questões a serem resolvidas.

Enfim, com as imbricações ainda a serem desveladas, se aproxima o momento em que se saberá, afinal, quem concorre ao que, nos pleitos majoritários. Seja na disputa senatorial, seja na luta para chegar ao gabinete principal do Palácio Piratini. Leite, PP, Gabriel, PL, Zucco, MDB, Juliana, PT, Edegar, PDT, nomes e siglas que terão de encontrar o seu rumo. E não pode demorar, sob pena de pegar o trem pela rabeira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

O que dizem os agitados corredores do Palacete da Vale Machado Anterior

O que dizem os agitados corredores do Palacete da Vale Machado

Câmara deve ser o primeiro endereço de interiorização do TCE-RS Próximo

Câmara deve ser o primeiro endereço de interiorização do TCE-RS

Claudemir Pereira